Dança
da Cadeira de Capoeira
MATERIAIS: cadeiras pequenas
DURAÇÃO: 30 min.
FAIXA ETÁRIA: 7
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: colocamos as cadeiras
em círculo, com o assento para o lado de dentro da roda. Para aquecer os alunos
se posicionarão em volta das cadeiras do lado de fora. o professor tocando o
berimbal ou pandeiro. Começam as atividades, primeiro andando (em coluna),
batendo palmas e cantando o coro (qualquer musica, ex: cirandas), depois sugere
outros, passos laterais, (ao sinal do professor trocar o lado), elevações de
joelhos, andar de costas, correr, pular, caminhar como sapos, etc... Quando a música
parar, todos deverão sentar-se, o que sobrar sai (toca o pandeiro), quando o
próximo sair, troca de lugar com o que estava de fora.
Na
segunda parte eles executaram exercícios de pernas giratórios (golpes de
capoeira), meia lua de frente, uma a uma das cadeiras caminhando lateralmente
(ao sinal do prof. troca-se de lado), depois meia lua de compasso (vira de
costas, mãos no chão e passa o pé por cima da cadeira) Para terminar os alunos
vão saindo para ver o vencedor.
Pega-pega
dos quilombos – Capoeira
OBJETIVO: Desenvolver integração,
sociabilização, coordenação espaço-temporal.
MATERIAIS: Nenhum material, quadra
poliesportiva ou local semelhante.
DURAÇÃO: Até o ápice
FAIXA ETÁRIA: Qualquer faixa etária
adaptando a atividade
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os alunos deverão
estar espalhados de forma aleatória na quadra em trios, sendo que dois estarão
de frente para o outro com as mãos dadas e o terceiro estará no meio sendo
protegido. Os dois participantes que estarão com as mãos dadas irão representar
o quilombo e o terceiro quer estará no meio será o escravo. Dentre os
participantes o professor irá escolher um para ser o capitão do mato que estará
fora dos quilombos. Ao sinal do professor os escravos deverão correr em direção
a outro quilombo e o capitão do mato deverá pegar algum escravo. Ao ser pego o
escravo passa a ser capitão do mato e o aluno que era capitão do mato passa a
ser escravo. Deverá haver a troca dos alunos que representam o quilombo para
que todos participem. COMENTÁRIOS: O professor poderá colocar mais de um
capitão do mato ou diminuir o número de quilombos.
CONTRIBUIÇÃO: Joao Rodrigo 'Shina' - Sao
Paulo SP -26 - E-mail: rodrigobioesportes@bol.com.br
CAPOEIRA
COM BOLAS DE ENCHER -
OBJETIVO: DIAGNOSTICAR O DESENVOLVIMENTO DA
TURMA DE FORMA LÚDICA .
MATERIAIS: QUADRA, BOLA DE ENCHER (balão,
bexiga).
DURAÇÃO: 50 MIN.
FAIXA ETÁRIA: LIVRE
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
FASE INICIAL (10MIN.) - AQUECIMENTO COM
BOLAS- cada criança receberá uma bola, que deverá ser enchida, todas as
crianças deverão imitar o prof. que dará o comando:
1º - colocar a bola no alto da cabeça;
2º- colocar a bola para os lados (dir/esq);
3º- colocar a bola entre as pernas
4º - colocar a bola para traz
5º - abrir a perna e encostar a bola no
pé(esq/dir)
FASE PREPARATÓRIA-(30MIN.) AULA.
1) : separados pela quadra cada criança vai
jogar sua bola e bater com uma das mãos (ex.esq.) sem deixar a bola
cair(galopante), depois faz com a outra mão.
2) Agora eles irão jogar bola para o alto e
acertar a bola fazendo um movimento de capoeira( com os pés)(ex.benção, meia
lua de frente, armada...)
3) separados em dupla um indivíduo vai jogar
para o outro tentar acertar com um golpe.
4) Cada aluno vai jogar sua bola para o alto
e tentar fazer um floreio antes que a bola caia (ex. aú)
FASE FINAL (10MIN) RODA- saíram dois alunos
para jogar com uma bola no ar eles deverão jogar mas sem deixar a bola cair( os
dois podem bater a bola para o alto).
CONTRIBUIÇÃO: GISELE CARVALHO - PROF.
PATATIVA - E-mail: giselecapoeira@yahoo.com.br - 27 – TERESÓPOLIS
Capoeira
na sala -
Objetivo: passar a capoeira do modo lúdico
Duração: 20 a 30min
Material: aparelho cd, tatame.
Faixa Etária: 7-10
No primeiro aquecimento é feito um
pique-péga dos macacos onde os alunos só poderão se movimentar com as mãos e os
pés no chão e quando forem pegos terão que ficar agachados no mesmo lugar até
que um colega o descole com um martelo. No segundo aquecimento é feita uma
roda, onde todos ficam de mãos dadas e um aluno é escolhido para ser o mocinho
e do lado de fora da roda ficará o bandido que só poderá se movimentar pulando
enquanto a roda só poderá girar com o movimento de ginga. o terceiro é o
aquecimento global. o quarto é a parte especifica onde os alunos aprenderão os
golpes.
José Carlos Oliiveira , 22
APROVEITAMENTO: Sim, para aquecimentos.
OBJETIVO: Trabalhar os movimentos de capoeira de forma lúdica
MATERIAIS: Quadra de esportes ou local amplo.
DURAÇÃO: 20mim.
FAIXA ETÁRIA: 6 a 14 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Os alunos ficam dispostos livres num espaço determinado,
o professor escolhe um ou mais alunos dependendo do numero total, para ser o
'capitão do mato'(sujeito que capturava os escravos fugitivos). Este aluno
deverá pegar os demais que devem correr para fugir, como a tradicional mãe cola
porém a criança que for pega deve permanecer abaixada na esquiva de cocorinha e
os demais tem a tarefa de salvar o colega executando um movimento da capoeira
que o professor deve estabelecer antes(aú,meia lua, armada e vários outros). É importante
que o professor comente sobre a figura do capitão do mato e dos escravos e
ainda sobre o nome dos golpes aplicados.
CONTRIBUIÇÃO: Marcos Furtado, 24, Mafra,SC Brasil
Animal mágico da capoeira -
Objetivo: Despertar a ação corporal através da história e conhecer alguns
personagens, estados, movimentos, animais,países, florestas, bosques, e tudo o
que quiser imaginar nesta viagem, através da ação corporal.
Duração: 30 minutos
Faixa Etária: 03 a 04 anos
Material: Pandeiro, espaço físico amplo
Aproveitamento: Capoeira, recreação
Parte Inicial: as crianças deverão
estar dispostas em quadra para iniciar a atividade. Primeiramente, fazer um
acordo entre as partes, alunos e educador. Ex. o educador diz: _a,e,i,o, u, as
crianças respondem: _u, o, i, e, a;O educador responde: _ Então agora vamos
viajar.
Dinâmica: cada aluno pegará simbolicamente uma chave para ligar o motor da sua
condução. Ex. avião - se for longe ônibus - se tiver que levar mais gente, fazer
2 filas para imitar o ônibus. etc. Ao escolher o destino a seguir. Ex. vamos
viajar para a floresta, qual é o animal que vocês conhecem e elas respondem:
_vários! Ajudá-las na construção, somente animais de floresta e não animais do
mar ex. tubarão. Elas devem seguir o roteiro da viagem, imitando primeiramente
a condução escolhida pelo educador no início, com movimentos de braços e
pernas, e os sons da condução do transporte. Em dado momento, o educador
gritará: _animal mágico! E todas as crianças dão um giro no lugar e dão um
grito bem forte e alto e, elas param. O educador diz:_ chegamos na floresta,
estou avistando um tigre ! E todos têm que imitar este animal. E assim
sucessivamente. Zoológico, África, Bahia, etc. Na Bahia, a viagem pode ser de
navio como foram as viagens dos escravos. Todos os amontoados cantando canções
que tenha haver com a história. O educador diz: chegamos à Bahia, quem sabe o
que tem na Bahia, eles respondem diversas coisas, mais o fundamental da Bahia,
será a Capoeira. O Educador diz: _ Chegamos na beira do mar, todo mundo tomando
banho de sol, nadando, e agora vamos jogar capoeira na beira do mar. E assim
segue a viagem ...
Brincando se Aprende
Pique Bandeira
Dividir o tatame no meio, separar
dois grupos. Haverá um de cada equipe nos campos opostos, onde haverá um cone
atrás do mesmo. A equipe 1 deve tentar invadir o campo do time 2 sem deixar ser
colado e gingar com o membro da equipe 1 que estará no campo do time dois, deve
gingar com o integrante do time 1 ate derrubar o cone que esta atrás dele .
Feito isso se conquista um ponto.
Brincadeira do Saci
Fazer duas filas determinado uma
sendo Capitão do Mato e a outra Escravo, no cento do circulo deveram pular com
uma perna só, e um deve tirar o outro de dentro desse circulo, comento tirá-lo
sem agredir, ou usar a força. Se o escravo tirar o capitão para fora, o capitão
vai para a fila do escravo, e vice-versa, assim vencera a fila que tiver mais.
Considerando que o escravo quando captura o capitão é um sequestro, se o
capitão captura o escravo é para levar para a senzala.
Escravo
|
Capitão
do mato
Em circulo os alunos darão as mãos
simbolizando a senzala, dentro da roda haverá um aluno que será o “escravo”, e
fora da roda o “capitão do mato”, que deverá tentar capturar o escravo, o
objetivo é não deixar a captura acontecer. Quando o “escravo” for capturado,
troca-se a dupla.
De dia trabalhava (gestos de trabalho
sofrido)
De noite ele dormia (cai no chão e
dorme)
Mas na porta da senzala (gesto de
despreguiçar)
Capoeira ele jogava
E o couro comia... (ginga e golpes)
Era assim que o capoeira vivia... (ginga
e golpes)
O professor pede para acompanhar nas
palmas e pode brincar trocando a posição da musica, para fazer varias coisas
seguidas das outras e assim obter um aquecimento.
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