segunda-feira, 18 de junho de 2012


Compreendendo movimentos básicos do Karatê
"O homem faz a técnica, e não o contrário.

É o nível do praticante que valoriza sua faixa"


                                                     Jodan          Chudan          Gedan
                                                      Alto               Médio           Baixo
1) Atividade lúdica para fixar os movimentos alto, médio e baixo.

Após explicar e demonstrar cada movimento. Jodan, Chudan e Gedan. Os alunos irão seguir um comando de voz que indicará o movimento a ser realizado, pode começar devagar e aumentar o a seqüência conforme a turma for decorando.


2) Atividade: Historia do karatê 
         A sala é dividida em 4 grupos sendo que cada grupo representa uma palavra chave que são elas,Japão, Karatê, Funakoshi e Oquinaua. Feito isso os grupos se espalham em um circulo, todas as palavras chaves estão ali misturadas. A professora começa contando a historia do karatê, e quando uma das palavras chaves for citada por ela os representantes da mesma devem correr ate o centro do circulo e tocar em um objeto que ali estará (bola, pano, cone, entre outros). 
        Atividade: quem é o sensei?
A professora escolhe um aluno para se retirar da sala sendo ele o espião.Quando ele sai a professora escolhe um para ser o sensei e realizar movimentos onde a sala deve seguir seus gestos. O espião retorna a sala e tem que adivinhar quem esta comandando a turma. Ele tem três chances, se ele acertar o sensei passa a ser o espião, se ele errar outras duas pessoas ocupam seus lugares.
Aulas Práticas
Karatê Pedagógico

O Karatê pode ser inserido na escola de maneira lúdica, de modo que se aplique os fundamentos dessa arte marcial sem precisar de técnicas. Com músicas, que facilitam eles decorarem a filosofia e história, com brincadeiras que exijam alguns movimentos do Karatê e assim por diante, tudo depende do professor e do desempenho da turma.

1)            Atividade Cantada 

Método que facilita a compreensão e a memorização da historia e movimentos básicos do karatê.
Musica:
Fui visitar o Funakoshi (polegares apontando para trás por cima dos ombros) no Japão  ( com os indicadores puxar o canto dos olhos para imitar um japonês) , ih (com braços estendidos aponta pra cima), oh (com estendidos aponta para baixo aponta pra baixo).

Fui visitar o Funakoshi no Japão, ih, óh.

Fui visitar o Funakoshi, visitar o Funakoshi

Visitar o Funakoshi no Japão, ih, óh. (pode ser realizado com palmas).

No meio do caminho ele fez: margarina (chute na altura do quadril), no meio do caminho ele fez defesa alta (Mao direita na altura da cabeça e esquerda na altura do quadril, mãos fechadas, e reveza), no meio do caminho deu um soco (mão fechada, na altura do rosto, extensão de braço na horizontal),no meio do caminho ele tira a espada (simulação de uma espada ao lado da cintura e retira ela), no meio do caminho ele faz defesa baixa (mão de defesa apontada para baixo do quadril), no meio do caminho ele da uma rebolada (rebolar para lado direito e depois esquerdo)”.
A música pode conter desde movimentos de níveis fáceis até os mais altos de graduação de faixas.

2)            Atividade: Karatekas do bem X Ninja do Mal

Um aluno é escolhido aleatoriamente para ser o ninja do mal que deverá colar os karatekas do bem, ao ser colado o karateka deve parar em posição de soco (altura do rosto) para ser descolado, o colega deve para na frente do karateka e realizar uma defesa alta.
Também pode ser feito da seguinte forma: os alunos que forem colados pelos ninjas do mal devem parar em posição de margarina, e para serem descolados seus colegas devem realizar o movimento de defesa baixa.
Trocar de ninja.

3)            Atividade: Jockey Pô
Os alunos devem ser divididos em duas equipes, colocar os mesmos alinhados de modo que as duas equipes fique uma de frente para outra. Os alunos devem escolher um movimento dentro da sua equipe (segredo) de modo que aquele movimento vença o oponente.
Movimentos que serão citados pelas equipes: Defesa alta, defesa baixa e margarina. Os movimentos devem ser combinados para que saia sincronizada, caso contrario o ponto será da equipe oposta.
A defesa alta ganha do soco, o soco ganha da margarina e a margarina ganha da defesa alta.
No comando do professor eles exibem virados para frente, ao mesmo tempo, seus movimentos, se, por exemplo, a equipe 1 demonstrar um soco e a equipe 2 demonstrar uma margarina, a equipe 1 vence, somando-se pontos.

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