Compreendendo movimentos básicos do Karatê
"O homem faz a técnica, e não o contrário.
É o nível do praticante que valoriza sua faixa"
É o nível do praticante que valoriza sua faixa"
Jodan Chudan Gedan
Alto Médio Baixo
1) Atividade lúdica para fixar os movimentos alto, médio e baixo.
1) Atividade lúdica para fixar os movimentos alto, médio e baixo.
Após explicar e demonstrar cada
movimento. Jodan, Chudan e Gedan. Os alunos irão seguir um comando de voz que
indicará o movimento a ser realizado, pode começar devagar e aumentar o a seqüência
conforme a turma for decorando.
2) Atividade: Historia do karatê
2) Atividade: Historia do karatê
Atividade: quem é o
sensei?
A professora escolhe um aluno
para se retirar da sala sendo ele o espião.Quando ele sai a professora
escolhe um para ser o sensei e realizar movimentos onde a sala deve seguir seus
gestos. O espião retorna a sala e tem que adivinhar quem esta comandando a
turma. Ele tem três chances, se ele acertar o sensei passa a ser o espião, se
ele errar outras duas pessoas ocupam seus lugares.
Aulas Práticas
Karatê Pedagógico
O Karatê
pode ser inserido na escola de maneira lúdica, de modo que se aplique os
fundamentos dessa arte marcial sem precisar de técnicas. Com músicas, que
facilitam eles decorarem a filosofia e história, com brincadeiras que exijam
alguns movimentos do Karatê e assim por diante, tudo depende do professor e do
desempenho da turma.
1)
Atividade Cantada
Método que facilita a
compreensão e a memorização da historia e movimentos básicos do karatê.
Musica:
“Fui visitar o Funakoshi (polegares
apontando para trás por cima dos ombros) no
Japão ( com os indicadores puxar o canto dos olhos para imitar um japonês) ,
ih (com braços estendidos
aponta pra cima), oh (com estendidos aponta
para baixo aponta pra baixo).
Fui visitar o Funakoshi no Japão, ih, óh.
Fui visitar o Funakoshi, visitar o Funakoshi
Visitar o Funakoshi no Japão, ih, óh. (pode ser realizado com
palmas).
No meio do caminho ele fez: margarina (chute
na altura do quadril), no meio do caminho ele fez defesa alta (Mao
direita na altura da cabeça e esquerda na altura do quadril, mãos fechadas, e
reveza), no meio do caminho deu um soco (mão fechada, na altura
do rosto, extensão de braço na horizontal),no
meio do caminho ele tira a espada (simulação de uma espada
ao lado da cintura e retira ela), no
meio do caminho ele faz defesa baixa (mão de defesa apontada
para baixo do quadril), no meio do caminho ele da uma rebolada (rebolar
para lado direito e depois esquerdo)”.
A
música pode conter desde movimentos de níveis fáceis até os mais altos de graduação
de faixas.
2)
Atividade: Karatekas do
bem X Ninja do Mal
Um aluno é escolhido aleatoriamente para ser o ninja do mal que deverá
colar os karatekas do bem, ao ser colado o karateka deve parar em posição de
soco (altura do rosto) para ser descolado, o colega deve para na frente do
karateka e realizar uma defesa alta.
Também pode ser feito da seguinte forma: os alunos que forem colados
pelos ninjas do mal devem parar em posição de margarina, e para serem
descolados seus colegas devem realizar o movimento de defesa baixa.
Trocar de ninja.
3)
Atividade: Jockey Pô
Os alunos devem ser divididos em duas equipes, colocar os mesmos
alinhados de modo que as duas equipes fique uma de frente para outra. Os alunos
devem escolher um movimento dentro da sua equipe (segredo) de modo que aquele
movimento vença o oponente.
Movimentos que serão citados pelas equipes: Defesa alta, defesa baixa e
margarina. Os movimentos devem ser combinados para que saia sincronizada, caso
contrario o ponto será da equipe oposta.
A defesa alta ganha do soco, o soco ganha da margarina e a margarina ganha da defesa alta.
No comando do professor eles exibem virados para
frente, ao mesmo tempo, seus movimentos, se, por exemplo, a equipe 1 demonstrar
um soco e a equipe 2 demonstrar uma margarina, a equipe 1 vence, somando-se
pontos.
Faltaram algumas atividades práticas...
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