Lutas
Prática
corporal imprevisível, caracterizada por determina- do estado de contato, que
possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações
ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um
alvo móvel personificado no oponente.
GOMES,M.S.P;MORATTA,M.P;DUARTE,E;ALEMIDA,J.JG.Ensino
das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Porto
Alegre, v. 16,
n. 02, p.
207-227, abril/junho de
2010.
A
definição de lutas proposta por Nakamoto et al. (2004), caracteriza que ela é
um jogo de oposição, entre duas ou mais pessoas, onde o alvo é o adversário,
existindo a ação de ataque a qualquer momento e simultaneamente. Nesse
contexto, as habilidades de controle do próprio corpo, para atacar, defender,
bloquear, e se esquivar, e do corpo do adversário, para ser empurrado, puxado,
dominado e atingido. São importantes as praticas da lutas. Quanto ao controle
do próprio corpo, relevam-se as habilidades de equilíbrio, coordenação motora e
força. Já no adversário destaca-se a força e a coordenação.
VECCHIO, Fabricio B. D; FRANCHINI, Emerson.
Lutas, Artes Maciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e
Abordagens no Currículo da Educação Física.
p. 104
OS PRINCÍPIOS CONDICIONAIS DAS LUTAS:
• Contato Proposital
Pode ocorrer de várias
maneiras: Através das mãos, dos punhos, dos braços, das pernas, do corpo
inteiro ou mediado por um implemento; contínua ou intermitentemente deve
acontecer para que haja Luta e para que ela se desenvolva. Esse princípio
condicional exige que os oponentes se toquem (intenção/ propósito) de alguma
forma (técnica-tática) para conquistarem o objetivo da luta e obter êxito sobre
os adversários.
• Fusão Ataque/Defesa
Tais ações são simultâneas
e até
certo ponto fundidas , na medida em que é raro observá-las
isoladamente, tanto na interação entre os indivíduos ou nas ações de um dos
lutadores.
• Imprevisibilidade
Ações ofensivas e defensivas são
simultâneas. Não existem estratégias seqüenciais completamente previsíveis numa
luta, pois as ações de um lutador podem ou não ser respostas às ações do
adversário. Essa imprevisibilidade faz com que o pensar a luta seja tão
importante quanto o realizar a ação da luta.
• Oponente(s)/Alvo(s)
O alvo, além de ser móvel,
também pode executar ações de ataque e defesa. É essa condição que justifica o
contato imprevisível de um combate. Se os alvos são os próprios lutadores, o
contato é o meio pelo qual deverão atingi-los.
• Regras
Regras sociais, políticas ou
éticas. As Lutas dependem das regras para sua legitimidade e elas devem ser
respeitadas para que aconteça um combate. É esse princípio condicional que
define se, para atingir o alvo, devem-se usar as mãos, as pernas; se o contato
deve ser direto; se haverá o uso do implemento etc.
Classificação das Lutas
A luta é a manifestação esportiva mais popular, sendo classificada sob
duas formas:
Com golpes de percussão (socos), que pode ser representado por Boxe,
Esgrima, Muay Thai Taekwondo e Karatê.
E a maneira tradicional (domínio), na qual é proibida a utilização de
punhos, sendo representada por Judô, Sumo e Jiu Jitsu.
Mista: É a junção das duas características, percussão e tradicional
(domínio):
Aikido, MMA e Sambô.
Curiosidades:
No Aikido ocorre algo fundamental que não acontece em
qualquer outra modalidade: não há competições. Sendo assim, também não
há vencedores ou perdedores e não há campeões. Em nenhum momento durante o treino, o praticante de
Aikido enfrentará outro para saber quem é o melhor, ou quem sairá vencedor do
duelo. Para os olhos do leigo que assiste um treino ou demonstração pode
parecer que esteja acontecendo uma luta. Isso ocorre porque durante um treino
de Aikido, há dois papéis bem definidos que são adotados pelos praticantes.
Entretanto, nestes papéis ambos co-operam para o desenvolvimento de si próprios
e do parceiro. Ambos treinam e desenvolvem certas capacidades como:
não-resistência, intenção, atenção, fluidez, percepção, sensibilidade,
equilíbrio entre outros. Tais papéis são conhecidos como nage ou tori
(aquele que aplica a técnica), e uke (aquele que recebe a técnica).
SAMBÔ significa "autodefesa
sem armas". O praticante de Sambô é denominado samboca.
Ler mais:
Para ESPARTERO (1999), as Lutas
podem ser categorizadas em:
“Esportes de Luta com agarre”
Seria uma ação básica que tem
como objetivo a derrubada, as projeções e o controle no solo.
Pode ser subdivida pela finalidade
“lutatória”: finalizar o combate ao projetar o oponente ao solo ou continuar a
luta no solo após a projeção.
“Esportes de Luta com golpes”
É realizada apenas com os
punhos; apenas com as pernas, ou mãos e pernas conjuntamente.
“Esportes de Luta com implemento”.
Tem como objetivo tocar o
adversário com um implemento, como a espada, por exemplo (ESPARTERO, 1999).
O contato é um princípio
condicional e vai depender da distância entre os adversários para ser definido.
Curta Distância
Uma modalidade de curta
distância possui um espaço praticamente nulo entre os oponentes e, para a
realização das técnicas e alcance dos objetivos da luta, é necessário que os
praticantes se coloquem em contato direto (contato como um meio para o fim).
Judô,
Sumo e Jiu Jitsu
Como situações específicas da
curta distância estão verbos como segurar, pegar, projetar, rolar, cair,
desequilibrar, que demonstram a necessidade do contato direto entre os
oponentes na prática dessas modalidades.
Média Distância
A distância média seria um
espaço moderado que permite a aproximação em situações de ataque entre os
oponentes, pois a intenção e o propósito ofensivo vão determinar a distância
entre os lutadores. Os golpes caracterizam o contato e não dependem dele para
acontecer como na curta distância (o contato é um fim e não o meio).
Taekwondo, Karatê e Muay Thai.
Estão presentes os chutes, socos
e as sequências combinadas.
Longa Distância
Já na longa distância, definida pela presença de um
implemento, deve haver uma distância maior entre os oponentes para que os
mesmos possam manipular de forma adequada esse implemento, fazendo com que o
contato entre eles seja através de uma espada, por exemplo.
Kendo e Esgrima
Empunhaduras, habilidades
manipulativas e posturas.
A seguir vamos descrever
algumas atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças para se
familiarizar com o tema Lutas.
1) Sociabilização: A professora solicita que seus alunos fiquem na formação em circulo e,
um de cada vez, vai dizer seu nome seguido de um golpe de luta de seu
conhecimento. O colega da sua direita deverá dizer seu nome seguido de um golpe
e o nome do colega da esquerda repetindo o nome e golpe dele. Essa atividade
promove a interação de um aluno com o outro, e a introdução ao tema Lutas.
2) Aquecimento: A atividade tem como partida
caminhar pelo local limitado pelo professor, que pode aumentar ou diminuir o
ritmo da caminhada através de palmas.Os alunos deverão ficar atentos ao comando
do educador que dirá uma parte do corpo do colega a ser tocada, os alunos devem
tocar sem deixar ser tocado. Essa atividade pode ser modificada de acordo com a
modalidade, aumentando grau de dificuldade. Fazendo o aluno vivenciar a
realidade da Luta.
3) Domínio: Separar a turma
em duas filas, uma de frente para outra, formando assim duplas. Para não
deixá-los constrangidos pode-se optar pela participação de sexos iguais, assim
não há uma diferença de força podendo assim machucar o aluno. Após a divisão os
as duplas são separadas por uma bola Suíça (utilizada em Pilates e
fisioterapia). Ao comando os alunos disputarão por essa bola, sendo o vencedor
o aluno que estiver com a bola nas mãos. Pode-se iniciar a atividade em
posições de partida utilizada nas diversas modalidades.
4) Luta Mista: Cada aluno recebe
um colete, ou um material que possa ser amarrado em partes do corpo, e após
escolher o local do corpo, onde o aluno visa ser difícil a obtenção pelo
colega, a professora da o sinal e os alunos deverão tentar pegar esse material
amarrado no colega. Vence quem conseguir o maior numero de coletes.
5) Luta de Longa Distância: Cada
aluno recebe um colete ou implemento, (pode ser fabricado esgrima de jornal
para essa atividade), e com o implemento em mãos a professora cita o nome de um
aluno aleatoriamente onde o mesmo tem que se livrar dos “golpes”, são todos
contra um, portanto a brincadeira deve ser breve para não prejudicar o aluno
citado. E isso se repete ate todos os alunos participarem.
Artes Marciais
Constitui-se como uma das mais antigas
manifestações da cultura humana, sendo mundialmente difundida e apresentando em
cada região diferentes praticas e concepções.
As artes marciais estão presentes em
diferentes culturas, civilizações e sociedades. Na Idade Média destacam-se a
preparação em técnicas de lutas dos cavaleiros envolvidos nas cruzadas e ate
mesmo à realização de torneios, no caso do Ocidente a presença de samurais no
Japão feudal, com um estrito código de conduta e preparação militar. Hoje as
artes marciais estão voltadas para esporte, aquisição de domínio técnico de
determinadas lutas, condicionamento físico entre outros.
Artes Marciais Orientais:
Artes
marciais orientais:
Chinesas:
- Kung fu
- Neijia e Waijia
- Baguazhang
- Hsing-I Chuan
- Tai Chi Chuan
- I-Chuan
- Wing Chun (estilo externo de kung fu).
- Wushu (antigo nome para as artes marciais chinesas ou artes de
guerra).
- Chi Kung (Qigong) (sistema interno de treinamento da energia).
- Shaolin Quan (consiste em vários estilos diferentes e pertence ao
templo shaolin).
- Bajiquan (sistema interno e externo de kung fu).
- Suai Jiao (luta chinesa de quedas, projeções e golpes articulares
para imobilização).
- Chin-Na (técnica chinesa de torções articulares).
- Sanshou (luta de contato, baseada no antigo sistema de luta
corporal).
Japonesas:
- Bujutsu
- Ninjutsu
- Sumô
- Iaido
- Iaijutsu
- Jiu-Jitsu
- Judô
- Karatê
- Kendo
- Kenjutsu
- Sojutsu
- Kyudo
- Kyujutsu
- Kempo
- Naginata
Tailandesas:
- Muay Thai
- Krabi Krabong
Coreanas:
·
Hapkido
·
Haidong Gumdo
·
Taekwondo
·
Tangsudo
Artes
marciais ocidentais:
- ArtDo
- Boxe
- Capoeira
- Esgrima
- Full Contact
- Jeet Kune Do
- Kombato
- Krav Maga.
- Luta Greco-Romana
- Luta livre
- Morganti Ju Jitsu
- Sambô
- Savate
- Shobu-ryu
- Wrestling
- Vale-Tudo
ATAQUE
Agarrar : podendo ser nos braços, pernas, kimono,cintura, tronco)
Reter : Com as mãos, ou com o
corpo)
Desequilibrar: há varias maneiras
de desequilibrar o oponente, sendo pelas pernas, tronco, puxando, agarrando,
lançando contra o tatame, entre outras.
Imobilizar: Fixando o adversário
contra o solo, segurar os membros impossibilitando qualquer ação do adversário.
Tocar: Com membros inferiores e
superiores.
DEFESA
Esquivar-se: podem-se realizar
rolamentos pelo solo, desviando em diversos sentidos, abaixando-se entre
outros.
Resistir: opondo-se,
usar a força do adversário contra ele mesmo.
Livrar-se: Com desvios rápidos, agachamentos, atacando.
Podemos aplicar as atividades a seguir na escola como uma pratica
pedagógica. Os alunos irao desenvolver competências e habilidades motoras.
JOGO DE RAPIDEZ E DE ATENÇÃO
1) Inicia-se com uma caminhada no local determinado, que pode ser alterado
o ritmo conforme as palmas da professora. Ela escolhe aleatoriamente um aluno e
lhe da um personagem a ser representado. Escolhido o personagem ele deve correr
pelo local e os alunos que ele for tocando se transforma no mesmo personagem
que ele. Isso acontece ate toda turma ficar igual a ele.
JOGOS DE CONQUISTA DE OBJETOS
2) A turma é separa em duas fileiras onde cada aluno recebe um numero, no
qual ele deve ficar atento, pois será chamado por ele. É determinado entre as
duas fileiras o espaço onde será feito a conquista do objeto, tendo dois gols
determinado pela professora.
Ela chama o numero que foi atribuído o mesmo a dois alunos e eles
disputarão o gol, só poderá se locomover de seis apoios (mãos, joelhos e pés).
A professora pode fazer uma conta rápida onde os alunos terão de descobrir o
resultado e conseqüentemente se for o seu numero o resultado ele ira ate o meio
do “campo”.
JOGO DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO
3) A sala é dividida em dois grupos. É dado uma bola sueca que será o meio
pelo qual disputarão o território. Um grupo deve pegar a bola do outro grupo,
onde cada aluno marca um do oposto. O objetivo é trazer a bola para o seu
território.
4) DESEQUILÍBRIO
Empurrar/puxar: divide-se
a sala em duas fileiras, uma de frente para outra formando assim duplas, as
duplas se aproximam ainda em fileira, se saúdam, unem as mãos e um empurra o
outro contra a parede, treinando o equilíbrio e resistência.
JACARÉ: em duplas eles deverão ficar um de
frente para o outro em quatro apoios (mãos e pés), o objetivo é desequilibrar o
adversário tirando uma das mãos dele do chão
SUMO: em duplas, ambos
devem estar com as mãos na cintura e com jogo de corpo, somente, tentara o
desequilíbrio alheio.
GARAGEM: em dupla, uns
dos integrantes deitam no chão com os braços abertos, o que esta em pé deve
tentar imobilizá-lo.
MOTORISTA E PASSAGEIRO:
um da dupla deve estar com os olhos vendados e o outro terá o papel de
conduzi-lo. Essa atividade desenvolve a confiança no colega.
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