sexta-feira, 4 de maio de 2012


Lutas

Prática corporal imprevisível, caracterizada por determina- do estado de contato, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente.
GOMES,M.S.P;MORATTA,M.P;DUARTE,E;ALEMIDA,J.JG.Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Porto Alegre,   v.   16,   n.   02,   p.   207-227,   abril/junho   de   2010.
A definição de lutas proposta por Nakamoto et al. (2004), caracteriza que ela é um jogo de oposição, entre duas ou mais pessoas, onde o alvo é o adversário, existindo a ação de ataque a qualquer momento e simultaneamente. Nesse contexto, as habilidades de controle do próprio corpo, para atacar, defender, bloquear, e se esquivar, e do corpo do adversário, para ser empurrado, puxado, dominado e atingido. São importantes as praticas da lutas. Quanto ao controle do próprio corpo, relevam-se as habilidades de equilíbrio, coordenação motora e força. Já no adversário destaca-se a força e a coordenação.

VECCHIO, Fabricio B. D; FRANCHINI, Emerson. Lutas, Artes Maciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física. p. 104

OS PRINCÍPIOS CONDICIONAIS DAS LUTAS:

 • Contato Proposital
Pode ocorrer de várias maneiras: Através das mãos, dos punhos, dos braços, das pernas, do corpo inteiro ou mediado por um implemento; contínua ou intermitentemente deve acontecer para que haja Luta e para que ela se desenvolva. Esse princípio condicional exige que os oponentes se toquem (intenção/ propósito) de alguma forma (técnica-tática) para conquistarem o objetivo da luta e obter êxito sobre os adversários.

  • Fusão Ataque/Defesa
Tais ações são simultâneas e  até  certo  ponto fundidas ,   na medida em que é raro observá-las isoladamente, tanto na interação entre os indivíduos ou nas ações de um dos lutadores.

  • Imprevisibilidade
Ações ofensivas e defensivas são simultâneas. Não existem estratégias seqüenciais completamente previsíveis numa luta, pois as ações de um lutador podem ou não ser respostas às ações do adversário. Essa imprevisibilidade faz com que o pensar a luta seja tão importante quanto o realizar a ação da luta.

 • Oponente(s)/Alvo(s)
O alvo, além de ser móvel, também pode executar ações de ataque e defesa. É essa condição que justifica o contato imprevisível de um combate. Se os alvos são os próprios lutadores, o contato é o meio pelo qual deverão atingi-los.

  • Regras
Regras sociais, políticas ou éticas. As Lutas dependem das regras para sua legitimidade e elas devem ser respeitadas para que aconteça um combate. É esse princípio condicional que define se, para atingir o alvo, devem-se usar as mãos, as pernas; se o contato deve ser direto; se haverá o uso do implemento etc.
Classificação das Lutas
A luta é a manifestação esportiva mais popular, sendo classificada sob duas formas:
Com golpes de percussão (socos), que pode ser representado por Boxe, Esgrima, Muay Thai Taekwondo e Karatê.
E a maneira tradicional (domínio), na qual é proibida a utilização de punhos, sendo representada por Judô, Sumo e Jiu Jitsu.
Mista: É a junção das duas características, percussão e tradicional (domínio): Aikido, MMA e Sambô.

Curiosidades:
No Aikido ocorre algo fundamental que não acontece em qualquer outra modalidade: não há competições. Sendo assim, também não há vencedores ou perdedores e não há campeões. Em nenhum  momento durante o treino, o praticante de Aikido enfrentará outro para saber quem é o melhor, ou quem sairá vencedor do duelo. Para os olhos do leigo que assiste um treino ou demonstração pode parecer que esteja acontecendo uma luta. Isso ocorre porque durante um treino de Aikido, há dois papéis bem definidos que são adotados pelos praticantes. Entretanto, nestes papéis ambos co-operam para o desenvolvimento de si próprios e do parceiro. Ambos treinam e desenvolvem certas capacidades como: não-resistência, intenção, atenção, fluidez, percepção, sensibilidade, equilíbrio entre outros. Tais papéis são conhecidos como nage ou tori (aquele que aplica a técnica), e uke (aquele que recebe a técnica).
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SAMBÔ significa "autodefesa sem armas". O praticante de Sambô é denominado samboca.
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Ler mais:

Para ESPARTERO (1999), as Lutas podem ser categorizadas em:
“Esportes de Luta com agarre”
Seria uma ação básica que tem como objetivo a derrubada, as projeções e o controle no solo.
 Pode ser subdivida pela finalidade “lutatória”: finalizar o combate ao projetar o oponente ao solo ou continuar a luta no solo após a projeção.
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“Esportes de Luta com golpes”
É realizada apenas com os punhos; apenas com as pernas, ou mãos e pernas conjuntamente.
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“Esportes de Luta com implemento”.
Tem como objetivo tocar o adversário com um implemento, como a espada, por exemplo (ESPARTERO, 1999).
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O contato é um princípio condicional e vai depender da distância entre os adversários para ser definido.
Curta Distância
Uma modalidade de curta distância possui um espaço praticamente nulo entre os oponentes e, para a realização das técnicas e alcance dos objetivos da luta, é necessário que os praticantes se coloquem em contato direto (contato como um meio para o fim).
                                                                 Judô, Sumo e Jiu Jitsu
Como situações específicas da curta distância estão verbos como segurar, pegar, projetar, rolar, cair, desequilibrar, que demonstram a necessidade do contato direto entre os oponentes na prática dessas modalidades.
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Média Distância
A distância média seria um espaço moderado que permite a aproximação em situações de ataque entre os oponentes, pois a intenção e o propósito ofensivo vão determinar a distância entre os lutadores. Os golpes caracterizam o contato e não dependem dele para acontecer como na curta distância (o contato é um fim e não o meio).
Taekwondo, Karatê e Muay Thai.
Estão presentes os chutes, socos e as sequências combinadas.
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Longa Distância
Já na longa distância, definida pela presença de um implemento, deve haver uma distância maior entre os oponentes para que os mesmos possam manipular de forma adequada esse implemento, fazendo com que o contato entre eles seja através de uma espada, por exemplo.
Kendo e Esgrima
Empunhaduras, habilidades manipulativas e posturas.

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A seguir vamos descrever algumas atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças para se familiarizar com o tema Lutas.
1) Sociabilização: A professora solicita que seus alunos fiquem na formação em circulo e, um de cada vez, vai dizer seu nome seguido de um golpe de luta de seu conhecimento. O colega da sua direita deverá dizer seu nome seguido de um golpe e o nome do colega da esquerda repetindo o nome e golpe dele. Essa atividade promove a interação de um aluno com o outro, e a introdução ao tema Lutas.

2) Aquecimento: A atividade tem como partida caminhar pelo local limitado pelo professor, que pode aumentar ou diminuir o ritmo da caminhada através de palmas.Os alunos deverão ficar atentos ao comando do educador que dirá uma parte do corpo do colega a ser tocada, os alunos devem tocar sem deixar ser tocado. Essa atividade pode ser modificada de acordo com a modalidade, aumentando grau de dificuldade. Fazendo o aluno vivenciar a realidade da Luta.

3) Domínio: Separar a turma em duas filas, uma de frente para outra, formando assim duplas. Para não deixá-los constrangidos pode-se optar pela participação de sexos iguais, assim não há uma diferença de força podendo assim machucar o aluno. Após a divisão os as duplas são separadas por uma bola Suíça (utilizada em Pilates e fisioterapia). Ao comando os alunos disputarão por essa bola, sendo o vencedor o aluno que estiver com a bola nas mãos. Pode-se iniciar a atividade em posições de partida utilizada nas diversas modalidades.

4) Luta Mista: Cada aluno recebe um colete, ou um material que possa ser amarrado em partes do corpo, e após escolher o local do corpo, onde o aluno visa ser difícil a obtenção pelo colega, a professora da o sinal e os alunos deverão tentar pegar esse material amarrado no colega. Vence quem conseguir o maior numero de coletes.

5) Luta de Longa Distância: Cada aluno recebe um colete ou implemento, (pode ser fabricado esgrima de jornal para essa atividade), e com o implemento em mãos a professora cita o nome de um aluno aleatoriamente onde o mesmo tem que se livrar dos “golpes”, são todos contra um, portanto a brincadeira deve ser breve para não prejudicar o aluno citado. E isso se repete ate todos os alunos participarem.


Artes Marciais

Constitui-se como uma das mais antigas manifestações da cultura humana, sendo mundialmente difundida e apresentando em cada região diferentes praticas e concepções.
As artes marciais estão presentes em diferentes culturas, civilizações e sociedades. Na Idade Média destacam-se a preparação em técnicas de lutas dos cavaleiros envolvidos nas cruzadas e ate mesmo à realização de torneios, no caso do Ocidente a presença de samurais no Japão feudal, com um estrito código de conduta e preparação militar. Hoje as artes marciais estão voltadas para esporte, aquisição de domínio técnico de determinadas lutas, condicionamento físico entre outros.

Artes Marciais Orientais:
Artes marciais orientais:
Chinesas:
  • Kung fu
  • Neijia e Waijia
  • Baguazhang
  • Hsing-I Chuan
  • Tai Chi Chuan
  • I-Chuan
  • Wing Chun (estilo externo de kung fu).
  • Wushu (antigo nome para as artes marciais chinesas ou artes de guerra).
  • Chi Kung (Qigong) (sistema interno de treinamento da energia).
  • Shaolin Quan (consiste em vários estilos diferentes e pertence ao templo shaolin).
  • Bajiquan (sistema interno e externo de kung fu).
  • Suai Jiao (luta chinesa de quedas, projeções e golpes articulares para imobilização).
  • Chin-Na (técnica chinesa de torções articulares).
  • Sanshou (luta de contato, baseada no antigo sistema de luta corporal).
Japonesas:
  • Bujutsu
  • Ninjutsu  
  • Sumô
  • Iaido
  • Iaijutsu
  • Jiu-Jitsu
  • Judô
  • Karatê
  • Kendo
  • Kenjutsu
  • Sojutsu
  • Kyudo
  • Kyujutsu
  • Kempo
  • Naginata
Tailandesas:
  • Muay Thai
  • Krabi Krabong
Coreanas:
·         Hapkido
·         Haidong Gumdo
·         Taekwondo
·         Tangsudo
Artes marciais ocidentais:
  • ArtDo
  • Boxe
  • Capoeira
  • Esgrima
  • Full Contact
  • Jeet Kune Do
  • Kombato
  • Krav Maga.
  • Luta Greco-Romana
  • Luta livre
  • Morganti Ju Jitsu
  • Sambô
  • Savate
  • Shobu-ryu
  • Wrestling
  • Vale-Tudo

ATAQUE
Agarrar : podendo ser nos braços, pernas, kimono,cintura, tronco)
 Reter : Com as mãos, ou com o corpo)
 Desequilibrar: há varias maneiras de desequilibrar o oponente, sendo pelas pernas, tronco, puxando, agarrando, lançando contra o tatame, entre outras.
 Imobilizar: Fixando o adversário contra o solo, segurar os membros impossibilitando qualquer ação do adversário.
Tocar: Com membros inferiores e superiores.

DEFESA

Esquivar-se: podem-se realizar rolamentos pelo solo, desviando em diversos sentidos, abaixando-se entre outros.
         Resistir: opondo-se, usar a força do adversário contra ele mesmo.
    Livrar-se: Com desvios rápidos, agachamentos, atacando.

Podemos aplicar as atividades a seguir na escola como uma pratica pedagógica. Os alunos irao desenvolver competências e habilidades motoras.

JOGO DE RAPIDEZ E DE ATENÇÃO
1)  Inicia-se com uma caminhada no local determinado, que pode ser alterado o ritmo conforme as palmas da professora. Ela escolhe aleatoriamente um aluno e lhe da um personagem a ser representado. Escolhido o personagem ele deve correr pelo local e os alunos que ele for tocando se transforma no mesmo personagem que ele. Isso acontece ate toda turma ficar igual a ele.

JOGOS DE CONQUISTA DE OBJETOS
2)  A turma é separa em duas fileiras onde cada aluno recebe um numero, no qual ele deve ficar atento, pois será chamado por ele. É determinado entre as duas fileiras o espaço onde será feito a conquista do objeto, tendo dois gols determinado pela professora.
Ela chama o numero que foi atribuído o mesmo a dois alunos e eles disputarão o gol, só poderá se locomover de seis apoios (mãos, joelhos e pés). A professora pode fazer uma conta rápida onde os alunos terão de descobrir o resultado e conseqüentemente se for o seu numero o resultado ele ira ate o meio do “campo”.

JOGO DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO

3)  A sala é dividida em dois grupos. É dado uma bola sueca que será o meio pelo qual disputarão o território. Um grupo deve pegar a bola do outro grupo, onde cada aluno marca um do oposto. O objetivo é trazer a bola para o seu território.

4)   DESEQUILÍBRIO
Empurrar/puxar: divide-se a sala em duas fileiras, uma de frente para outra formando assim duplas, as duplas se aproximam ainda em fileira, se saúdam, unem as mãos e um empurra o outro contra a parede, treinando o equilíbrio e resistência.

JACARÉ: em duplas eles deverão ficar um de frente para o outro em quatro apoios (mãos e pés), o objetivo é desequilibrar o adversário tirando uma das mãos dele do chão

SUMO: em duplas, ambos devem estar com as mãos na cintura e com jogo de corpo, somente, tentara o desequilíbrio alheio.

GARAGEM: em dupla, uns dos integrantes deitam no chão com os braços abertos, o que esta em pé deve tentar imobilizá-lo.

MOTORISTA E PASSAGEIRO: um da dupla deve estar com os olhos vendados e o outro terá o papel de conduzi-lo. Essa atividade desenvolve a confiança no colega.




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