Brincadeiras de Jogos de Oposição
*Ataque- Tocar, reter, imobilizar, desequilibrar, agarrar.
*Defesa- Esquivar, resistir, livrar.
*Defesa- Esquivar, resistir, livrar.
1° - Rapidez, atençao
Estoura Balões
Estoura Balões
Cada um da turma receberá um pedaço de barbante de aproximadamente 45 cm com um balão amarrado em uma ponta do barbante, a outra ponta deve ser amarrada no tornozelo.Após isso a turma se espalha pela sala, dado o comando a brincadeira começa, o aluno deve estourar o balão dos colegas e proteger o seu para que não aconteça o mesmo com ele, as mãos devem ficar para trás para que não haja “agressão” para a conquista de um balão, a técnica das mãos para trás é um modo que o professor encontra para fazer com que um colega vigie o outro para não haver confusão durante a brincadeira.Quando restar dois alunos com o balão cheio os dois farão uma disputa pela vitória, com golpes básicos e não violentos eles irão “lutar” não deixando espaço para que o adversário estoure seu balão. O primeiro que estourar é o vencedor.Nessa etapa final optamos por golpes das lutas, pois haverá alunos e professor observando-os para que não infrinjam as regras de não ser agressivo, assim a brincadeira ocorre de maneira tranqüila apenas com a diversão e aprendisagem.A brincadeira requer muita rapidez e atenção, pois o aluno precisa ser ágil em estourar o maior numero de balões e prestar muita atenção para não ser pego e assim ser o finalista para disputar a vitoria.
Materiais utilizados:
Balões, barbante.
Ataque:
Desequilibrar, tocar, agarrar, imobilizar, reter.
Defesa:
Esquivar, resistir, livrar.
2° - Conquista de objeto
Maçã
Amarre uma maçã em um barbante de aproximadamente 1 m.
Amarre a outra ponta do barbante no meio de um bastão.Dois alunos irão segurar o bastão, sendo cada um em uma extremidade do mesmo.
Os alunos que estão segurando o bastão devem deixar a maçã no alcance da boca dos alunos que irão disputar o objeto.Os participantes ficarão um de frente para o outro, separados apenas pela maça que estará no alcance de suas bocas, os pés fixos no chão. Para que haja uma sincronia é importante que os alunos que estão disputando sejam da mesma altura.O aluno que conquistar o objeto vence.Isso acontecerá com todos da sala, sempre de dois em dois até que todos tenham participado.Como os pés ficarão imóveis o aluno deve ter muito equilíbrio, pois a maça começará a balançar conforme o adversário tenta segura-la e os pés não poderão acompanhar o sentido para onde ela balançar, somente o tronco e cabeça.
Materiais utilizados :
Maça, barbante e bastão.
Maça, barbante e bastão.
Ataque:
Agarrar e desequilibrar.
Defesa:
Esquivar.
Esquivar.
3° - Conquista de Território
Sapo
Serão feitas no chão marcações que indicarão a posição em que os alunos deverão ficar, sendo que a distância entre as mesmas será próxima uma das outras de maneira que seja alcançada com apenas um pulo. Sempre haverá uma marcação sobrando e terá um aluno que estará de fora, que tem como objetivo ocupar essa marcação que será determinada como pedra do sapo. Os outros deverão proteger esse espaço não ocupado para que o sapo não o alcance, após dado o comando os alunos deverão trocar de pedra com um salto e deverão estar atentos para que não pulem na mesma pedra, considerando que aonde na há marcação é água. E se pula fora da “pedra” esse mesmo aluno se tornará o sapo da vez. O jogo termina quando o sapo não conseguir ocupar o espaço vazio.
Materiais:
Fita Crepe.
Fita Crepe.
Ataque:
Tocar, desequilibrar.
Defesa:
Esquivar.
Esquivar.
4° - Desequilibrar
Cadarço
A turma será dividida em duplas, essas duplas serão amarradas entre si , pelos tornozelos, o tornozelo direito de um aluno com o tornozelo esquerdo. Essa brincadeira tem como objetivo trabalhar com o equilíbrio dos alunos, para isso eles devem tentar derrubar o adversário, quem cair primeiro perde.
Materiais:
Barbante.
Ataque:
Tocar, reter, imobilizar, desequilibrar e agarrar.
Defesa:
Esquivar, resistir e livrar.
Esquivar, resistir e livrar.
5° - Reter e Imobilizar
Cobra – Cega Adaptada
Um aluno é escolhido aleatoriamente para ser a cobra-cega e é estipulado uma área que não pode ser ultrapassada pelos demais , que estarão se esquivando da “cobra-cega”. Quando o mesmo conseguir capturar um aluno, só será válido se imobilizar o mesmo com algum golpe de arte marcial, de seu conhecimento. O aluno pego se tornará cobra-cega.
Material:
Venda.
Venda.
Ataque:
Tocar, reter, imobilizar e agarrar
Tocar, reter, imobilizar e agarrar
Defesa:
Esquivar e livrar
6° - Combate
Toque - Estoura
Cada aluno receberá uma quantia em balões que deverá ser espalhada pelo corpo por baixo da roupa, os “adversários” tem por objetivo estourar os balões alheios e estar atento para que os seus não sejam estourados.
Os balões só poderão ser estourados com técnicas de golpes de artes marciais, quando não restar mais balões pelo corpo o aluno sai da brincadeira.
Materiais:
Balões
Balões
Ataque:
Tocar, agarrar e desequilibrar.
Defesa:
Esquivar e resistir
Esquivar e resistir